quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE PODOLOGIA




Qual a importância do podólogo e qual a função desse profissional?
O Podólogo é um profissional da área de saúde de nível médio. A função dele, além de tratar algumas lesões superficiais, é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como micoses nas unhas e entre os dedos – conhecidas popularmente como frieiras –, unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas são as mais comuns, que são doenças superficiais dos pés.

Quando se deve procurar o Podólogo e com que freqüência devemos procurar esse profissional?
O ideal é que a população procure o Podológo periodicamente, pelo menos uma vez a cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podólogo quando estão com algum problema e, na verdade, o trabalho do Podólogo deveria ser muito mais preventivo.


Quais os cuidados básicos que devemos ter com nossos pés e unhas?
O principal cuidado que devemos ter com nossos pés é a secagem. Normalmente as pessoas não têm o hábito de secar os pés, a grande maioria nem lava os pés como eles merecem. O ideal é que se passe sabonete em todo o pé, lavar entre os dedos para remover os excessos de pele morta, que é natural que haja. Feita a limpeza, secá-los muito bem com um papel toalha ou com uma toalha felpuda. Caso o cliente apresente alguma alteração com fungos é aconselhada a secagem com secador de cabelos para que os pés fiquem bem secos, pois a umidade é que gera a proliferação de fungos.

Quais os problemas mais comuns nos pés ou nas unhas que podem ser tratados pelo Podólogo?
Os problemas mais comuns são as micoses nas unhas, devido a grande facilidade de contaminação através de instrumentais que não são esterilizados adequadamente, e, até por esmaltes contaminados. Em segundo lugar estão as lesões por agentes mecânicos que são chamados calos e calosidades, muito comuns em decorrência de algumas deformidades clássicas como os joanetes, dedos em garra, que são causados por uso de calçados inadequados.  Essas deformidades ocorrem porque alteram a área de atrito na sua marcha ou mesmo na estabilidade, ou seja, quando se está andando ou parada. Isso faz com que o aumento do atrito gere uma proteção na pele, e essa proteção faz com que cresça uma camada espessa e forma-se o calo.

No Brasil existe a cultura de retirar a cutícula. Essa prática é correta?
A cutícula é um tecido que tem a finalidade de proteger a unha e a ponta dos dedos. Quando a cutícula é removida, estamos retirando o que seria um cordão de isolamento do nosso dedo. Ficando o caminho livre para os microorganismos penetrarem, assim como a umidade e, facilitando assim o surgimento de lesões tanto nos dedos como na matriz da unha. E é importante que se diga que uma vez atingida a matriz da unha, não há mais tratamento para a restauração daquela unha. Por isso não se deve retirar a cutícula das unhas, principalmente dos pés que estão muito mais vulneráveis a lesões.

Qual seria o tipo de calçado mais adequado e que não traz problemas aos pés?
Os sapatos devem ter o tamanho ideal, ser confortáveis e não podem machucar os pés. Nada de calçados justos ou apertados achando que eles vão alargar com o uso. Uma orientação importante sobre calçados é comprá-los sempre na parte da tarde ou noite, quando o fluxo sangüíneo já está normal e os pés assumem o inchaço normal do dia-a-dia.

Espero que tenha esclarecido com esse texto o tamanho da importância desse profissional, que está atuando agora em BONITO a cada 15 dias aqui no seu espaço ESPAÇO ANA AMORIM.

Uma ótima semana a todos!!!

Ana Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário